top of page

SIPALKI-DO

        O SIPALKI é uma arte marcial tradicional e milenar. Há 4300 anos atrás, duas das principais tribos mongóis viajaram em caminhos  diferentes uma para o Norte e a outra para o Sul da Ásia. Uma delas, uma península, que é hoje conhecida como Coréia , do povo coreano nasceram descendentes de mongóis que introduziram várias artes Marciais, com armas e sem armas.

     O SIPALKI-DO nasce então como arte de guerra e nunca pode desprender-se desse estilo, mesmo que vários séculos desde a sua criação decorreram em paz; mas como a agitada vida oriental do século XVI nunca teve períodos estáveis, o SIPALKI-DO sofreu modificações importantes em seu estilo. 

       Devido à perseguição constate por parte dos japoneses (SAMURAIS), que em seu trabalho, excessivo, de conquistadores, atacavam o povo Coreano, o SIPALKI teve que se adaptar à forma de luta dos guerreiros Imperiais Japoneses, e é assim que se criaram seis novas técnas de luta a cavalo, ISIP-AS-ILBAN-MUIE, que duram até hoje, mas não no estilo conhecido na América do SUL, e sim em estilo vê sua difusão no mundo.

        Em 1908, depois de várias e frustradas tentativas, o Império Japonês, consegue finalmente invadir a Coréia, e a ocupação dura até o fim de 1945. Durante esse período ficou proibida a prática de SIPALKI-DO na Coréia; mas devido a essa proibição, vários mestres e praticantes se vão do território Coreano e se instalam na China e no Japão, onde começam a praticar diferentes artes marciais: na China TANGSU-DO e KUNG-FU; e no Japão, KARATÊ, JUDO e AIKIDO. Logo no final da ocupação Nippon, esses exilados voltam e começam a ensinar as artes nas diferentes regiões de guerra entre Coréia do Norte e Coréia do Sul no ano de 1950;  Esta nova proibição da prática termina no ano de 1955.
        Para regulamentar o funcionamento das práticas após tantos períodos ruins e, dar um sentido nacional o presidente da Coréia SUNG MAN-LEE decreta que o idioma do ensinamento das artes marciais deveria ser o idioma nacional. Assim nasce o Karatê Coreano. Esta distinção de ser arte nacional não se adaptava à nova realidade que se vivia na Coréia. Mantinha ainda o velho estilo guerreiro e não se adaptava ao ensinamento em massa, mas a arte foi sofrendo modificações e regulamentações de acordo com a prática em tempos de paz, mas sem perder sua essência guerreira, pois toda arte marcial foi concedida para sobreviver e não unicamente para exibir belas posturas e marcar pontos.

Estilo -​ KUMGANG

 

       No dia 13 de Dezembro de 1981, chega ao Brasil na Cidade de Foz do Iguaçu o Professor Julio Cesar Abadie e, ali começa a ensinar a arte marcial que até então não era muito conhecida na região.

      O então Proessor. Julio muda-se no dia 28 de janeiro de 1989 para Curitiba, a capital do Estado do Paraná, onde começa a ensinar o SIPALKI-DO.

      No ano e 1991 por problemas políticos decide juntamente com seus alunos a separar-se do estilo ION-BI-RYO e nasce KUMGANG.

 

     KUMGANG-SAN -"montanha diamante", é a montanha mais alta da Coréia do Norte, com uma altura de 1638 metros. Kumgangsan é conhecida por sua beleza e é por muitos considerada um dos lugares mais bonitos da Ásia do leste.

       KUMGANG-SEOQ , também é denominada a substância mais dura conhecida  o Diamante. Os diamantes são mineirais raros, é a única pedra preciosa composta de um único elemento, também é a substância mais dura da natureza e possui propriedades muito particulares, tais como a dureza (10 na escala de mohs), o brilho e a dispersão de luz, que o tornam único quando lapidado.
 

       Entao, pelas definições acima citadas definimos o estilo KUMGANG como:

 

"       KUMGANG, é uma palavra Coreana que significa muito forte ou duro de ser quebrado, o povo coreano chama a montanha mais linda da península da Corea de KUMGANG-SAN.  O diamante a substância mais dura conhecida é tamém denominado de KUMGANG-SEOQ.

        Por este motivo chamamos nosso estilo de Kumgang, pois acreditamos que o mesmo se encerra a Força do diamante e a Beleza da Montanha.

bottom of page